Amo, amo e amo o poder de transformação que a cartonagem proporciona, por isso estou postando 15 dicas de cartonagem para você que é iniciante começar com o pé direito nesse mundo maravilhoso.
Os primeiros passos de cartonagem para iniciantes são fundamentais para o sucesso, por isso pegue papel e caneta e anote todas as dicas.
Vamos lá…??
15 Dicas Imperdíveis de Cartonagem Para Iniciantes:
#1. Use sempre tecido de algodão ou tricoline.
#2. No inicio, prefira utilizar os tecidos lisos ou estampados. Os de listras ou xadrez são mais difíceis de posicionar na peça.
#3. Se for utilizar tecido listrado nunca passe a espátula no sentido contrário a listra, pois a deixará torta.
#4. A cola macha com muita facilidade os tecidos escuros, por isso evite usa-los.
#5. É necessário alguma prática para trabalhar com tecido sintéticos, pois são difíceis de colar e mancham muito fácil, por isso opte por trabalhar com eles após adquirir alguma experiência.
#6. Se ficou alguma bolha de ar por baixo do tecido significa que não tinha cola ou a cola já tinha secado quando o tecido foi colado.
[epico_capture_sc id=”807″]
DICA 1: Passe o ferro quente que a cola que está em baixo irá amolecer com a calor e colará sua peça por completo.
#7. Posicione o papelão sobre o tecido e nunca ao contrário. Dessa forma, você terá uma visão melhor do trabalho e conseguirá dividir as margens de sobra do tecido. Sem falar que o tecido ficará mais esticadinho.
Sabia que uma excelente estratégia para quem quer começar na cartonagem é inciar com encadernação artesanal?
O processo da encadernação é bem mais simples e permite você se familiarizar com os materiais, com as ferramentas e ainda ganhar muito dinheiro.
Um conjunto de álbum e caderno com tema de maternidade pode ser vendido a R$ 147,00 e o custo total não chega a R$ 60,00. Uma margem excelente para quem quer uma arte fácil, gostosa, com excelente retorno e super valorizada. Clique no link abaixo para saber mais!
#8. A Base de corte, serve para cortar o papelão ou qualquer outro material com estilete (só use régua de aço) ou cortador circular. O corte se recompõe logo após você passar a lâmina. Ela é marcada com e milímetros e centímetros o que agiliza seu trabalho, mas no início é indispensável.
DICA 2: Se não tiver ou puder comprar a base de corte agora e se for somente para cortar com estilete utilize uma base de vidro ou cerâmica.
Vou contar lhe contar um segredo…rsrs, minha mesa de trabalho é uma bancada de vidro, essa da foto abaixo. Eu não preciso me preocupar quando corto com estilete. Para cortar com o cortador circular, utilizo a base de corte.
Mas atenção….alguns vidros arranham, por isso faça um teste antes de passar o estilete na mesa da sua sala..rsrs
#9. Cortador Circular, ele não é indispensável, mas ajuda muito. Se você está começando uma tesoura só para cortar tecido resolve, mas é bom se planejar para compra-lo quando o trabalho aumentar. Você só deve utiliza-lo com a base de corte, caso contrário você perderá a lâmina.
#10. Use sempre cola branca extra sem diluir. Isso facilitará a fixação das peças.
#11. Use pincel para espalhar a cola e rolinho de espuma para distribuir e tirar o excesso.
#12. Para alisar o tecido, use espátulas brancas de silicone que encontramos fácil em lojas de materiais de construção. É uma espatula rígida, mas ao mesmo tempo se flexível nas pontas.
#13. É importante trabalhar sempre com um tecido úmido para limpar a cola que ficarem nos dedos e evitar que suje o tecido.
#14. Evite trabalhar em locais com muito vento ou com ventilador de teto, pois irá acelerar a secagem da cola e dificultar seu trabalho.
#15. Para cortar as quinas use a régua fio de cabelo. Ela ajudará a deixar somente o necessário de tecido.
Se você gostou das dicas, deixe seu comentário e nos sigas nas redes sociais.
Conheça o curso encadernação artesanal por dentro:
Receba Ebook GRÁTIS – 14 Completos Passos para fazer um Bloquinho Personalizado e Faturar uma renda Extra.
Coloque seu EMAIL no campo abaixo.
[epico_capture_sc id=”807″]