5 Dicas Simples e Úteis – Caixa de MDF Decoradas


1 (3)

Se você ama artesanato, que nem eu..rsrs, sabe como as caixas de MDF decoradas são encantadoras. Elas podem ser utilizadas para organizar a casa, ateliê, decorar, presentar, lembrancinhas de casamento e festas em geral.

As caixas de MDF decoradas acabaram virando as queridinhas de muita gente, sem falar que sem duvidas é uma oportunidade de negócio para quem deseja.

Dessa forma, se você estar iniciando e deseja saber àquele pulo do gato para deixar suas peças lindas e maravilhosas esse posta irá lhe ajudar muito.

Vou lhe ensinar 5 dicas simples para decorar sua caixa de MDF de maneira profissional.

1

Para que possamos iniciar nosso trabalho é importantíssimo fechar os poros da caixa e isso só fazemos quando queimamos a peça. Ao fecharmos os poros, reduzimos a absorção da tinta, economizamos das demãos e melhoramos o acabamento.

Vou ensinar duas opções:

  • Duas demãos de Goma Laca Indiana (Peças com finalização na cor escura)
  • Uma demão com BASE PARA ARTESANATO( Peças com finalização na cor clara). Nesse caso como a finalização é branca facilita a cobertura e melhora o acabamento da peça.

Depois de preparar a peça é hora de lixar! Então com uma lixa fininha dá um lixadinha de leve só para tirar as imperfeições.

Em seguida já pode pintar na cor que deseja com 1 a 3 demãos de tinta. E aí vai uma dica preciosa, você pode pintar com tinta PVA ou acrílica de parede com pigmento xadrez que vende em loja de material de construção, para fazer seus próprios tons ou tinta acrílica fosca ou brilhante (que não precisará usar verniz, pois já possui em sua formula).

Obs: Algumas pessoas preferem dar uma ou duas demãos de tinta branca para usar como base para sua peça ao invés de usar a base para artesanato. Como falei no inicio do post, não exite uma regra fechada, vai depender do resultado que cada um considera melhor.
Quer aprender decoração com estêncil, carimbo, papel de scrapbooking e aplique de madeira? Click aqui e saiba mais.

 

50

 

Essa é uma dúvida muito comum e muito simples de ser resolvida e para que você não cometa o mesmo erro que eu vou lhe esclarecer agora!

Basta pintar com pincel de cerdas macia e toda a superfície desejada e passar o rolinho com a tinta ainda úmida. Aguarde secar e para tirar as imperfeições da tinta passe um lixa fininha com bastante delicadeza.

Se ficar alguma marquinhas passe outra demão de tinta.

50 (2)

Esse é um item não importantíssimo para dar um efeito magnifico a sua peça. Lembrando que a impermeabilização que foi ensinada no tópico 1 fara toda a diferença, então se tem dúvida volta lá, ok?

Podemos utilizar a tinta Acrílica à base de água ou PVA à base de resina. Qual escolher depende do acabamento desejado e preferência do artesão.

O importante saber é que as duas tintas são de rápida secagem e fácil aplicação. A PVA com cheio mais suave e para quem deseja um acabamento fosco. A acrílica possui um acabamento brilhante, não precisa de verniz e possui maior impermeabilização.

É possível encontrar tinta acrílica fosca para quem quer desejar um acabamento fosco sem usar a PVA.

Posso afirmar que maior diferença entra as duas é a resistência a água e durabilidade, mas que deve ser escolhida de acordo com o resultado desejado. Também devem ser levados em consideração a qualidade, durabilidade , praticidade e o custo.

 

4

 

A funcionalidade do verniz é proteger a peça contra arranhões, sujeira, umidade e etc. Ele funciona como uma película que protege. Quando a peça é envernizada ficará protegida por muito mais tempo.

Existem algumas opções de vernizes no mercado, que mostrarei daqui a pouco, mas o importante é observar a base do produto escolhido, se de água ou solvente.

Para saber qual o melhor verniz é necessário conhecer as opções para saber qual se encaixa para seu projeto.








VERNIZ A BASE DE ÁGUA:

  • Verniz Acrílico Brilhante

À base de água, são indicados para dar acabamento brilhante ou fosco em pinturas artísticas seja em tela ou pinturas artesanais em madeira, papel, cortiça, cerâmica, gesso, metal e isopor.

Não tóxicos e indicado para quem tem alergia, pois não tem cheiro. Podem ser aplicados sobre tinta acrílica para tela, tintas plásticas e acrílicas para artesanato, mas, o depois de totalmente secas.

Têm aspecto leitoso enquanto úmido, mas seu acabamento final é completamente incolor. Devem ser aplicados em camadas finas, sem excesso.

  • Verniz Acrílico Fosco:

Possui as mesmas características e propriedades do Verniz Acrílico Brilhante, porém seu acabamento é completamente fosco, sem brilho nenhum.

  • Laca Acrílica:

É o primeiro verniz laqueador a base de água do mercado, elaborada com resina exclusiva de alta resistência e brilho intenso. É incolor, alto alastrante, não deixa marcas de pincel. Odor suave, quase inexistente.

Laca Acrílica finaliza a peça sem deixar qualquer tipo de mordência, mas com excelente rendimento, aderência e durabilidade.

Permite acabamento liso, laqueado e de alto brilho aplicando 3 demãos do produto com intervalo de secagem.

Substitui a linha de “laqueação chinesa”. Indicado para finalizar trabalhos decorados em madeira, mdf, cerâmica, gesso e metal.

  • Laca acrílica Cristal:

Essa opção de verniz também possui as mesmas propriedades do Verniz Acrílico Brilhante, mas em sua composição foi incluído o glitter em várias cores.

  • Madrepérola H2O (Pérola ou Ouro):

Esse produto possui bastante brilho e não tem cheiro, mas não é totalmente transparente. Só opte por utilizá-lo quando desejar um acabamento perolizado na decoração da sua peça de MDF.

Também pode ser utilizado em materiais como: vidro, metal, gesso e cerâmica.

http://www.bigartesanato.com.br/verniz-acrilico-brilhante.html
http://www.aquarelabrasil.ind.br/produtos/pd0019.htm

VERNIZ A BASE DE SOLVENTE

  • Verniz Cristal:

Não é indicado para peças de cores claras, por que tem colocação amarelada. Secagem lenta, cheio muito forte e proporciona muito brilho e proteção.

  • Verniz Vitral Incolor:

Possui secagem lenta, cheiro forte, mas muito brilho quando seco. Gera um efeito que parece uma película de vidro sobre a pintura.

  • Verniz Geral:

Contra indicado para pessoas alérgicas, porque cheira forte. Possui secagem lenta e cheiro forte. Tem um resultado final bem positivo contra umidade e tem proporciona bastante brilho na peça;

  • Verniz Fosco:

Não é indicado para pessoas alérgicas por conta do cheiro forte. Proporciona resultado fosco.

  • Verniz Vitral Madrepérola:

Resultado final perolado.

http://www.atelierlembreidevoce.com/2012/06/como-escolher-o-verniz.html / http://vidaeartepasso-a-passo.blogspot.com.br/

 

4 (1)

Por ser uma ferramenta indispensável para para decorar as peças de MDF é fundamental que cuidemos dos nosso pinceis muito bem, até porque dessa forma eles terão uma vida útil prolongada.

Dica 1: Lave-os imediatamente após usar, pois se a tinta ou verniz endurecer podem estraga-lo após o primeiro uso…..e é verdade, porque eu já perdir alguns por não seguir essa regra.

Dica 2: Nunca deixem eles de molho, pois irá enferrujar a vitrola e deformar os pelos.

Trouxe para vocês 3 dicas de como limpar nossos amiguinhos….

  • Para limpar a Tinta Acrílica use basta usar detergente e água. Para ter certeza que tirou todo o resíduo da tinta passe álcool gel, pois ele a tinta seca que ficou.
  • Para limpar vernizes ou tinta à base de solventes primeiro é necessário tirar o excesso com jornal ou pano. Em seguida coloque o pincel em molho em um local com o solvente indicado para o tipo de tinta ou verniz, sem deixar que as cerdas toque no fundo para não danifica-las. Se ao retirar você perceber que ainda possui produto, repita o processo, Tão logo seja retirado tudo lave o pincel com sabão neutro.
  • Para limpar Vernizes à base de água use água e bastante detergente. Após retirar todo o verniz lave com água corrente lima.

♥  Dica importante: Deixe seus pincéis secar sempre com as cerdas viradas para cima ou em posição horizontal.

Os produtores de caixas de MDF estão sempre inovando na questão de qualidade, variedade e versatilidade e com a utilização de várias técnicas associadas ou separadas que é possível dar um efeito sensacional nas peças permitindo que elas virem objeto de desejo de muitos clientes.

Se você quer se aperfeiçoa e aprender técnicas incríveis, ganhar uma renda extra e ter uma acabamento profissional, clique no link e saiba como.

Fotos das peças que você irá aprender se clicar no linck.

mdf2

Decoração com estêncil, carimbo, papel de scrapbooking e aplique de madeira

mdf5

 Decoração com transferência de imagem, carimbo e pátina provençal

Não deixe essa oportunidade passar clique e saiba mais.

Gostou desse post? Deixe seu comentário, pois terei o maior prazer em respondê-lo.

Bjks da Bela…♥


Share This:

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelo poder da transformação que o artesanato proporciona, abandonei minha atividade na área de comercia exterior para me dedicar ao que amo, o artesanato!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!