15 Dicas Imperdíveis de Cartonagem Para Iniciantes


Amo, amo e amo o poder de transformação que a cartonagem proporciona, por isso estou postando 15 dicas de cartonagem para você que é iniciante começar com o pé direito nesse mundo maravilhoso.

Os primeiros passos de cartonagem para iniciantes são fundamentais para o sucesso, por isso pegue papel e caneta e anote todas as dicas.

Vamos lá…??

15 Dicas Imperdíveis de Cartonagem Para Iniciantes:

#1. Use sempre tecido de algodão ou tricoline.

#2. No inicio, prefira utilizar os tecidos lisos ou estampados. Os de listras ou xadrez são mais difíceis de posicionar na peça.

#3. Se for utilizar tecido listrado nunca passe a espátula no sentido contrário a listra, pois a deixará torta.

#4. A cola macha com muita facilidade os tecidos escuros, por isso evite usa-los.

#5. É necessário alguma prática para trabalhar com tecido sintéticos, pois são difíceis de colar e mancham muito fácil, por isso opte por trabalhar com eles após adquirir alguma experiência.

#6. Se ficou alguma bolha de ar por baixo do tecido significa que não tinha cola ou a cola já tinha secado quando o tecido foi colado.

DICA 1: Passe o ferro quente que a cola que está em baixo irá amolecer com a calor e colará sua peça por completo.

#7. Posicione o papelão sobre o tecido e nunca ao contrário. Dessa forma, você terá uma visão melhor do trabalho e conseguirá dividir as margens de sobra do tecido. Sem falar que o tecido ficará mais esticadinho.

Sabia que uma excelente estratégia para quem quer começar na cartonagem é inciar com encadernação artesanal?

O processo da encadernação é bem mais simples e permite você se familiarizar com os materiais, com as ferramentas e ainda ganhar muito dinheiro.

Um conjunto de álbum e caderno com tema de maternidade pode ser vendido a R$ 147,00 e o custo total não chega a R$ 60,00. Uma margem excelente para quem quer uma arte fácil, gostosa, com excelente retorno e super valorizada. Clique no link abaixo para saber mais!

#8. A Base de corte, serve para cortar o papelão ou qualquer outro material com estilete (só use régua de aço) ou cortador circular. O corte se recompõe logo após você passar a lâmina. Ela é marcada com e milímetros e centímetros o que agiliza seu trabalho, mas no início é indispensável.

DICA 2: Se não tiver ou puder comprar a base de corte agora e se for somente para cortar com estilete utilize uma base de vidro ou cerâmica. 

Vou contar lhe contar um segredo…rsrs, minha mesa de trabalho é uma bancada de vidro, essa da foto abaixo. Eu não preciso me preocupar quando corto com estilete. Para cortar com o cortador circular, utilizo a base de corte.

Mas atenção….alguns vidros arranham, por isso faça um teste antes de passar o estilete na mesa da sua sala..rsrs

#9. Cortador Circular, ele não é indispensável, mas ajuda muito. Se você está começando uma tesoura só para cortar tecido resolve, mas é bom se planejar para compra-lo quando o trabalho aumentar. Você só deve utiliza-lo com a base de corte, caso contrário você perderá a lâmina.

cortador circular#10. Use sempre cola branca extra sem diluir. Isso facilitará a fixação das peças.Cascorex#11. Use pincel para espalhar a cola e rolinho de espuma para distribuir e tirar o excesso.

#12. Para alisar o tecido, use espátulas brancas de silicone que encontramos fácil em lojas de materiais de construção. É uma espatula rígida, mas ao mesmo tempo se flexível nas pontas.

Espátula de Silicone#13. É importante trabalhar sempre com um tecido úmido para limpar a cola que ficarem nos dedos e evitar que suje o tecido.

#14. Evite trabalhar em locais com muito vento ou com ventilador de teto, pois irá acelerar a secagem da cola e dificultar seu trabalho.

#15. Para cortar as quinas use a régua fio de cabelo. Ela ajudará a deixar somente o necessário de tecido.

Fio de cabelo

Se você gostou das dicas, deixe seu comentário e nos sigas nas redes sociais.

 Conheça o curso encadernação artesanal por dentro:

 

Receba Ebook GRÁTIS – 14 Completos Passos para fazer um Bloquinho Personalizado e Faturar uma renda Extra. 

Coloque seu EMAIL no campo abaixo.

Espero que você tenha gostado das dicas…um beijão no 


Share This:

Sobre o autor | Website

Apaixonada pelo poder da transformação que o artesanato proporciona, abandonei minha atividade na área de comercia exterior para me dedicar ao que amo, o artesanato!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Antônia Maria Guimarães Ferreira disse:

    sonho em aprender a fazer maleta.

  2. Telma disse:

    Olá td bem? Gostei muito desse bolo.

  3. Maria Auxiliadora Alves Rodrigues disse:

    Oi tudo bem? Sou a Maria Auxiliadora e aos 36 anos de idade eu descobri o que eu realmente quero pra mim. É viver do Artesanato tenho problemas de depressão mas a arte do Artesanato me encanta e estou muito feliz e quero envestir no ramo da cartolagem e preciso fazer um curso online qual você me encomenda? Vou aguardar sua resposta boa noite e um grande abraço querida…

    • Jane Bela disse:

      OLá Auxiliadora, tudo bom querida? Que bom que encontrou no artesanato motivos para alegrar-se. A cartonagem é fantástica e tem um poder transformador!
      Eu tenho um curso on line voltado para inciantes que mesmo quem não sabe nada consegui desenvolver peças lindas. Eu ensino caixa livro com três tipos de finalização, bandeja simples e com divisórias, maleta quadrada. O curso é simples e completo para quem quer começar. Ensino como calcular o preço do artesanato, como criar um fanpage, como criar um logo grátis. Nesse momento não estou divulgando o curso, pq o valor será reajusta de 67,00 para 147,00, pq sei que entrego muito conteúdo para um curso básico. Eu poderia cobrar muito mais, mas como quero ajudar pessoas o valor será 147,00 mesmo. Se vc tiver intersse clica nesse link que ainda consegui garantir sua vaga por 67,00….mas aproveita, pq será por pouco tempo..Um beijo>>> http://bit.ly/2gvX9P6